segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Presente de Natal


O último livro do Saramago, isto é que é um presentão!

José Saramago é um dos meus autores favoritos.
Tudo começou há 20 anos, quando precisei ler "Memorial do Convento" para um trabalho na faculdade. Nas primeiras páginas estranhei o estilo dele, fui tropeçando, sendo levada pela obrigação. Mas aos poucos fui entrando no seu mundo. Sua prosa crítica, sarcástica e engenhosa é uma das melhores que existe na atualidade.
Um dos seus melhores livros é "Ensaio Sobre a Cegueira". Ainda não vi o filme do Fernando Meirelles, já li opiniões elogiosas e outras bem ruins. Preciso ver, embora ache muito difícil que o filme tenha conseguido traduzir toda a complexidade da obra, mas o José Saramago gostou, então deve ter qualidades.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Adelaide. Vimretribuir sua visita. Li s postsdas primeiras páginas e adorei. Gosto muito de Saramago, mas o Ensaio Sobre a Cegueira me chegou às maos justo quando eu estava num processo depressivo e nao fui capaz de continuar a leitura sem sentir uma dor imensa no coraçao. Um dia voltarei a lê-lo.

Adoro Mario Quintana, Cecília Meirelles e os poetas russos que vc publicou.
Parabéns pelo blog. Está muito gostoso de ler.

adelaide disse...

Obrigada, Nora, fico super contente com sua visita, sou sua fã.

Claudia disse...

Que delícia de presente, não? Confesso que tenho dificuldade para ler Saramago, mas é sem dúvida um grande escritor!
beijos e obrigada pelas visitas de sempre!